O QUE É CÂNCER?

Câncer, também conhecido como tumor maligno ou neoplasia, é um conjunto de doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células. O câncer ocorre quando estas células, que cresceram de forma incontrolável de um determinado órgão, passam a se dividir em consequência deste crescimento celular desordenado, formando uma massa de tecidos, ou seja, um nódulo ou tumor. Essas células apresentam características peculiares, como a capacidade de invasão de outras estruturas, de desprendimento e migração através da corrente sanguínea para outros lugares do organismo e também capacidade de auto nutrição, tornando-se independentes.

FATORES CARCINOGÊNICOS

A carcinogênese é um processo altamente complexo do qual participam fatores de risco herdados e fatores de risco ambientais.

 

FATORES BIOLÓGICOS (agentes virais e bacterianos): pessoas que não herdaram genes mutados podem desenvolver câncer devido a alterações genéticas provocadas por certas infecções por vírus ou bactérias, tais como:

  • Hepatite B ou C: Câncer de Fígado

  • Papiloma-vírus: Câncer de Colo de Útero e Pênis

  • Vírus Epstein-Barr (VEB): Linfoma de Burkitt e Câncer de Nasofaringe

  • Bactéria Helicobacter Pylori: Câncer de Estômago

 

AGROTÓXICOS: quando o corpo é exposto a pequenas doses diárias de inseticidas como o BHC e DDT (uso caseiro ou contaminação de frutas, legumes e cereais nas lavouras) ao longo dos anos. Esses e outros agrotóxicos acumulam-se em glândulas (como o fígado, as glândulas mamárias, a próstata, os testículos etc.) e no sangue, e ao atingir certos níveis, causam mutações genéticas que podem resultar em câncer de mama, de próstata, de ovário, etc.

POLUENTES ATMOSFÉRICOS: presentes na fumaça do escapamento de veículos movidos a óleo diesel, gasolina e álcool, pó de amianto, químicos presentes nas tintas e vernizes, entre outros, também podem atuar como um dos fatores para o desenvolvimento de diversos tipos de tumores malignos.

ALCOOLISMO E TABAGISMO: indivíduos que bebem diariamente e/ou fumam, aumentam em até 60% suas chances de desenvolver câncer de pulmão, câncer de estômago, de fígado, câncer de laringe e boca, câncer de bexiga ou próstata.

HÁBITOS ALIMENTARES: uma alimentação rica em gorduras e frituras e pobre em verduras, frutas e cereais integrais também predispõe a diversos tipos de cânceres, como os de intestino, mama, fígado e testículos.

EXPOSIÇÃO PROLONGADA AO SOL: principalmente na infância e na adolescência pode resultar em câncer de pele e melanoma, tipo mais agressivo deste tipo de câncer na idade adulta.

header-espaco-paciente.jpg

ESPAÇO DO PACIENTE

Entender o câncer como uma doença multifatorial que afeta os diversos aspectos da vida do paciente, exige verdadeiramente um suporte integral. Desta forma, promover sua reabilitação física, psicológica e social através dos serviços de nutrição, fisioterapia, psicologia, odontologia, enfermagem, farmácia e equipe médica é o compromisso que assumimos para assegurar as melhores práticas assistenciais aos nossos pacientes e seus familiares.

 
 

PREVENÇÃO DO CÂNCER

O câncer é uma das doenças que mais cresceu nas últimas décadas, sendo hoje a segunda causa de morte no Brasil. Os tumores mais importantes na população brasileira são os de pulmão, próstata, mama, intestino, colo do útero, pele, cabeça e pescoço, esôfago e estômago.

A boa notícia é que cada vez mais encontramos meios eficazes de prevenção e diagnóstico precoce do câncer, seja através de hábitos de vida saudáveis ou com a realização de consultas médicas periódicas e exames preventivos de detecção precoce da doença.

 

DIAGNÓSTICO DO CÂNCER

O câncer é uma doença complexa e multifatorial. Ele apresenta-se com uma imensa diversidade quanto ao seu tipo e sua localização no organismo. A precisão diagnóstica é o diferencial para se estabelecer o melhor tratamento para o paciente.

Para que o médico possa definir um plano terapêutico adequado a cada tipo de câncer, além da avaliação clínica a partir do exame físico, dos sinais e sintomas e estado geral do paciente, ele precisa ter o amparo de exames diagnósticos. Estes podem ser de imagens, como: Tomografia, Ressonância Magnética, RX, Ecografias; Exames laboratoriais; Biópsia; Marcadores tumorais, entre outros.

Na CliniOnco, a Unidade de Medicina Diagnóstica conta com a realização de exames em algumas especialidades que auxiliarão na detecção específica para cada tipo de tumor ou nos casos de lesões pré-malignas. Com o objetivo de integrar as especialidades médicas e agilizar o agendamento de exames dentro da instituição, atualmente, disponibilizamos a ecografia abdominal total, dermatoscopia digital, videonasofaringolaringoscopia, retosigmoidoscopia e a colposcopia.

 

TRATAMENTO DO CÂNCER

O Centro de Tratamento é responsável pela administração da Terapia Antineoplásica (conjunto de medicamentos utilizados para combater o câncer, entre eles está a quimioterapia citotóxica, a hormonioterapia, a imunoterapia e a terapia-alvo) e por todos os cuidados relacionados a esta etapa de tratamento do câncer. O paciente não recebe apenas as drogas antineoplásicas, mas toda a atenção e cuidados necessários para a eficácia e segurança do tratamento. Além de um ambiente confortável, acolhedor e com toda a infra-estrutura e recursos para pronto atendimento de urgências e emergências.

A equipe é composta por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem especializados, capacitados e em constante desenvolvimento.

 

MANUAIS DE ORIENTAÇÃO

Com o propósito de fornecer informações ao paciente com câncer e os cuidados especiais pertinentes ao tratamento antineoplásico, nossa Equipe Multidisciplinar desenvolveu uma série de orientações que contribuem para minimizar os efeitos da quimioterapia, além de, auxiliar não só o paciente, como também seu familiar, com o máximo de informações que possam contribuir para desmitificar os diversos questionamentos que surgem sobre o assunto.

ALTERACOES-GASTROINTESTINAIS-NAUSEAS-E-VOMITOS.jpg

Alterações Gastrointestinais

Náusea e Vômito

ALTERACOES-INTESTINAIS-DIARREIA-E-CONSTIPACAO.jpg

Alterações Intestinais

Diarreia e Constipação

AMBULATORIO-DE-QUIMIOTERAPIA.jpg

Ambulatório de

Quimioterapia

CATTER-TOTALMENTE-IMPLANTADO.jpg

Cateter Totalmente

Implantado

COVID-19.jpg

Covid-19

CRIOTERAPIA-CAPÍLAR-RESFRIAMENTO-DO-COURO-CABELUDO.jpg

Crioterapia Capilar

Resfriamento do Couro Cabeludo

DIREITOS-E-DEVERES-DO-PACIENTE.jpg

Diretos e Deveres

do Paciente

FADIGA.jpg

Fadiga

O Cansaço que Limita

INICIO-DE-TRATAMENTO-ONCOLOGICO.jpg

Início de Tratamento

Oncológico

MANEJO-DA-INSONIA.jpg

Manejo da

Insônia

MUCOSITE-BUCAL.jpg

Mucosite

Bucal

NEUROPATIA-PERIFERICA.jpg

Neuropatia

Perférica

NEUTROPENIA-FEBRIL.jpg

Neutropenia

Febril

ORIENTACOES-DIETETICAS-DURANTE-A-QUIMIOTERAPIA.jpg

Orientações Dietéticas

Durante a Quimioterapia

RISCO-DE-QUEDA.jpg

Risco de 

Queda

SEXUALIDADE-E-CANCER.jpg

Sexualidade

e Câncer

TERMINO-TRATAMENTO-ONCOLOGICO.jpg

Término do Tratamento

Oncológico

TRATAMENTO-COM-IMUNO-BCG.jpg

Tratamento com

Imuno - BCG

TROMBOEMBOLISMO-VENOSO.jpg

Tromboembolismo

Venoso - TEV

UTILIZACAO-DE-OXIGENIO.jpg

Utilização de Oxigênio