header-pesquisa.jpg

PESQUISA CLÍNICA

A Pesquisa Clínica desempenha um importante papel na evolução da Medicina e contribui significativamente para  a descoberta de novos tratamentos.

CENTRO DE PESQUISA CLÍNICA DA CLINIONCO

Ciente da importância do desenvolvimento de novos tratamentos na área do Câncer, a CliniOnco estruturou em Outubro de 2005, sob o nome de CNTC - Centro de Novos Tratamentos CliniOnco. Incorporando desde 2010, o novo conceito da clínica, passou a chamar-se Centro de Pesquisa Clínica. Trata-se de uma área de caráter científico educacional e tem como objetivo conduzir e desenvolver estudos clínicos de novas medicações para o tratamento do câncer. Além da execução de estudos clínicos multicêntricos, nacionais e internacionais, o centro tem o propósito de orientar e colaborar na elaboração de estudos locais nas áreas da oncologia clínica, enfermagem, psicologia, nutrição e fisioterapia, bem como, proporcionar aos pacientes acessos aos medicamentos investigacionais.

 

Sob a coordenação do oncologista Jeferson Vinholes,  o Centro possui a infraestrutura e equipe necessárias para a condução de estudos clínicos nacionais e internacionais de fase II, III e IV.  Para a aprovação dos  estudos clínicos, o Centro utiliza o Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do Hospital Moinhos de Vento com a coordenação da enfermeira Fabiane Rosa. . Durante estes anos, foram conduzidas mais de cem pesquisas clínicas nas diversas patologias, como mama, pulmão, próstata, pâncreas, colón, linfoma, mieloma e cabeça e pescoço. Dentre esses, alguns estudos destacaram-se pelo número de participantes incluídos. Foram mais de 250 pacientes que participaram de pesquisas clínicas na CliniOnco e foram beneficiados com o tratamento proposto. 

Em particular, destacamos um estudo de câncer de mama em que a CliniOnco recrutou o maior número de pacientes na América Latina, tornando-se de grande relevância, pois foi utilizado pelo FDA (Food and Drug Administration) para a aprovação de um medicamento, hoje, amplamente utilizado para câncer de mama metastático.