header-institucional.png
04-multidisciplinar.png

ATIVIDADES MULTIPROFISSIONAIS
E INTERDISCIPLINARES

ENFERMAGEM


A assistência de enfermagem compreende desde a acolhida do paciente e seu familiar no Centro de Tratamento até sua orientação para a alta do tratamento. Além da assistência na administração dos antineoplásicos, o profissional atende o paciente individualmente nas consultas de enfermagem realizadas por ocasião do início de um novo protocolo.




FARMÁCIA


Centro de Diluição de Medicamentos e Atenção Farmacêutica No Centro de Diluição de Medicamentos, as farmacêuticas realizam as atividades de armazenamento, preparo, dispensação e controle de todo processo medicamentoso destinado ao paciente em tratamento na clínica. Na atenção farmacêutica, por tratar-se de um processo que envolve o profissional da farmácia, a equipe, os pacientes e/ou familiares é imprescindível lançar mão de instrumentos de registro que evidenciem esta atenção. Nos casos em que os pacientes fazem uso de drogas orais, o preenchimento de um formulário ou documento específico na ocasião da primeira consulta com o farmacêutico é fundamental, pois permite o acompanhamento farmacoterapêutico deste paciente. O diálogo com o paciente é um instrumento valioso que permite a motivação e as orientações vitais para a adesão ao tratamento. A interação entre o profissional farmacêutico e o médico assistente contribui enormemente na qualidade da assistência prestada. A assistência farmacêutica envolve orientação aos pacientes, dispensação de drogas via oral (VO), apoio à equipe assistencial e médica e responsabilização por todo processo da cadeia medicamentosa. O serviço de farmácia está fisicamente estruturado em área restrita e adequada a manipulação das medicações antineoplásicas e afins conforme legislação vigente.




PSICOLOGIA


As psicólogas do serviço de Psico-oncologia atuam diretamente com os pacientes e/ou familiares em sessões individuais ou em grupos, primando por oferecer um espaço de escuta e compreensão dos fatores psicológicos que influenciam em todo o processo de adoecimento, tratamento e reabilitação. Além disso, elas atuam junto às equipes de atendimento e assistencial proporcionando o suporte necessário às demandas apresentadas.




FISIOTERAPIA


As ações terapêuticas em fisioterapia visam a orientação dos pacientes que necessitarem de atendimento diante de demandas como: fadiga muscular, reeducação postural, tratamento da dor, melhora do padrão respiratório, diminuição de edemas e alterações músculo-esqueléticas. Os atendimentos são individualizados e se necessário intervenções mais específicas são encaminhados à serviços parceiros.




NUTRIÇÃO


Na assistência nutricional, o atendimento é individualizado e leva em consideração as necessidades nutricionais, intolerâncias e preferências alimentares, estado clínico e efeitos colaterais de cada paciente. Tem o objetivo de manter e/ou recuperar o estado nutricional e amenizar os efeitos colaterais do tratamento antineoplásico. Proporciona orientação e suporte nutricional.




ODONTOLOGIA


A saúde bucal é fator preponderante ao paciente que inicia ou encontra-se em tratamento antineoplásico. O cirurgião dentista, como parte da equipe assistencial, atenta para os cuidados especiais com a cavidade oral que este paciente deve ter, aplicando técnicas terapêuticas específicas para cada caso. Os profissionais realizam avaliação bucal, laserterapia oral, orientações e encaminhamentos de casos que necessitem de atendimento mais específico.




ACUPUNTURA


A acupuntura é realizada por um médico acupunturista. Esta terapia visa minimizar a dor e o desconforto durante o tratamento oncológico, além de diminuir os efeitos colaterais indesejáveis da quimioterapia como náuseas, vômitos e diarréias, promover o controle de dores articulares, melhora da imunidade, alívio dos sintomas de neuropatia periférica, entre outros. O manejo adequado e/ou a aplicação da técnica da acupuntura proporciona ao paciente, acima de tudo, qualidade de vida.