header-pesquisa.jpg

PESQUISA CLÍNICA

A Pesquisa Clínica desempenha um importante papel na evolução da Medicina. Sua atuação em estudos clínicos contribui para a compreensão das diversas doenças direcionando, dessa forma, o avanço da ciência através de novos tratamentos.

O QUE É PESQUISA CLÍNICA?

Dr-Jeferson-Vinholes.jpg

RESPONSÁVEL TÉCNICO

Dr. Jeferson Vinholes – CRM 16.745

Diretor Técnico da CliniOnco

Possui graduação em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul;

Residência em Clínica Médica e em Oncologia Clínica no Hospital de Clínicas de Porto Alegre;

Mestrado no Instituto Jules Bordet, em Bruxelas – Bélgica;

Doutorado pela Universidade de Sheffield, Inglaterra.

Médico Pesquisador em Oncologia, atua na área desde 1999, Investigador Principal em mais de 50 projetos de pesquisa clínica na área do câncer de mama, pulmão, próstata, colo-retal entre outros.

EQUIPE DE PESQUISA

A equipe do Centro de Pesquisa conta com uma equipe experiente e qualificada para conduzir estudos clínicos, composta por médicos oncologistas que atuam como investigadores principais, enfermeiras de pesquisa com dedicação integral na condução de estudos clínicos e sub-investigadores mastologistas, urologistas e cirurgiões.

DSC05409.JPG
detalhe-rodaé.png
detalhe-rodaé.png
 

CENTRO DE PESQUISA CLÍNICA DA CLINIONCO

Ciente da importância do desenvolvimento de novos tratamentos na área do Câncer, a CliniOnco estruturou em Outubro de 2005, sob o nome de CNTC - Centro de Novos Tratamentos CliniOnco. Incorporando desde 2010, o novo conceito da clínica, passou a chamar-se Centro de Pesquisa Clínica. Trata-se de uma área de caráter científico educacional e tem como objetivo conduzir e desenvolver estudos clínicos de novas medicações para o tratamento do câncer. Além da execução de estudos clínicos multicêntricos, nacionais e internacionais, o centro tem o propósito de orientar e colaborar na elaboração de estudos locais nas áreas da oncologia clínica, enfermagem, psicologia, nutrição e fisioterapia, bem como, proporcionar aos pacientes acessos aos medicamentos investigacionais.

 

Sob a coordenação do oncologista Jeferson Vinholes,  o Centro possui a infraestrutura e equipe necessárias para a condução de estudos clínicos nacionais e internacionais de fase II, III e IV.  Para a aprovação dos  estudos clínicos, o Centro utiliza o Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do Hospital Moinhos de Vento com a coordenação da enfermeira Fabiane Rosa. . Durante estes anos, foram conduzidas mais de cem pesquisas clínicas nas diversas patologias, como mama, pulmão, próstata, pâncreas, colón, linfoma, mieloma e cabeça e pescoço. Dentre esses, alguns estudos destacaram-se pelo número de participantes incluídos. Foram mais de 250 pacientes que participaram de pesquisas clínicas na CliniOnco e foram beneficiados com o tratamento proposto. 

Em particular, destacamos um estudo de câncer de mama em que a CliniOnco recrutou o maior número de pacientes na América Latina, tornando-se de grande relevância, pois foi utilizado pelo FDA (Food and Drug Administration) para a aprovação de um medicamento, hoje, amplamente utilizado para câncer de mama metastático.

 

ESTRUTURA

Disponibiliza infraestrutura necessária para a condução de estudos clínicos fases II, III e IV: 

- Sala de monitoria exclusiva;

 - Acesso a wi-fi;

- Área de coleta de sangue e centrífuga no local; 

- Freezer -20Cº; 

- Geladeiras exclusivas com rigoroso controle de temperatura e monitoramento por alarmes.

 

ESTUDOS

PUBLICAÇÕES RECENTES DO
CENTRO DE PESQUISA CLÍNICA DA CLINIONCO