header-institucional.png

INSTITUCIONAL

Construímos uma história pautada pela ética, pela integralidade do cuidado e pela ciência, para proporcionar, com muita responsabilidade, acolhimento, segurança e qualidade ao paciente com câncer.

QUEM SOMOS

DESAFIOS E CRESCIMENTO


No ano de 1998, em meio a um cenário desafiador, decidimos abraçar o ousado projeto de constituir uma clínica especializada no tratamento do câncer em Porto Alegre. Neste período, a doença apontava para taxas de crescimento significativo e a demanda era absorvida quase que exclusivamente no âmbito hospitalar. Quebrar paradigmas e oferecer à população gaúcha um serviço diferenciado com atendimento multidisciplinar, mostrou-se como o caminho certo a ser percorrido. No começo, contávamos com uma equipe de apenas oito pessoas entre administrativo, assistencial e médico. Porém, com um incalculável ideal motivador, ou seja, a crença na evolução da Ciência e no potencial das pessoas para atender aos pacientes que buscavam pelo tratamento de uma doença desestabilizadora, tanto para eles quanto para seus familiares, a clínica se consolidou e expandiu exponencialmente. Ao longo dos anos de atuação na área da oncologia clínica, amadurecemos profissionalmente e crescemos muito enquanto instituição de saúde. O conceito de interdisciplinaridade foi implementado em todas as instâncias do atendimento ao paciente, pois entendemos que o impacto dos múltiplos aspectos que o câncer pode impactar tanto no campo físico, como também, nas esferas social, econômica, emocional e espiritual deste indivíduo.




CIÊNCIA


Do ponto de vista científico, participamos ativamente de estudos clínicos através do Centro de Pesquisa Clínica que conta com a parceria de centros internacionais no desenvolvimento de novos medicamentos. Desta maneira, nos tornamos vanguarda na utilização de novos protocolos, oportunizando ao paciente beneficiar-se com medicamentos de última geração. Ainda no campo do conhecimento, marcamos ativamente presença nos mais importantes congressos mundiais na área da saúde. Nossos profissionais médicos e equipe multidisciplinar estão presentes em eventos importantes da área, seja na qualidade de participantes, seja como protagonistas na apresentação de trabalhos científicos e pôster, abordando temas abrangentes nas áreas da clínica médica e assistência oncológica. Através dos “Highlights CliniOnco” e das Reuniões Científicas, propomos a troca de ideias e o compartilhamento das novidades apresentadas nos diferentes congressos, com os nossos profissionais e convidados do segmento da Oncologia.




SUPORTE INTEGRAL


Pensando na complexidade desses fatores, desenvolvemos projetos pioneiros com foco no bem-estar integral do paciente e de seus familiares. Criamos na instituição atividades complementares através de iniciativas como o Grupo de Apoio ao Paciente com Câncer, o Ciclo de Encontros com a Família e o OncoArte - grupo de dança, música e teatro, formado por mulheres que foram acometidas pelo câncer. Introduzimos no cronograma anual da instituição, os bazares de Dia das Mães e de Natal e o Sarau Artístico, que propõe a integração entre pacientes e colaboradores da clínica através de manifestações ligadas a arte em geral. O envolvimento dos pacientes está presente, também, nas publicações da instituição como o livro “Vidas Ressignificadas” - coletânea de histórias escritas por eles, bem como, nas suas participações na Revista Integrativa através de depoimentos e sugestões.




RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL


Desde 2007, incorporamos em nosso planejamento, o compromisso com a comunidade e passamos a desenvolver campanhas e ações de conscientização sobre prevenção do câncer e promoção da saúde. Em 2011, estruturamos o Centro de Prevenção do Câncer, o qual consolidou essa vocação social, ampliando ainda mais, a execução de campanhas e eventos dirigidos aos pacientes e ao público. Estas ações têm como foco propiciar a conscientização quanto aos fatores de risco para as doenças e na promoção da saúde de toda a comunidade. Internamente, muitas ações são promovidas com os colaboradores com o objetivo de despertar e consolidar a consciência e o compromisso socioambiental, bem como, a promoção de sua própria saúde no ambiente organizacional e pessoal.




INOVAÇÃO


Um dos importantes pilares para o nosso crescimento foi a inovação. Dessa forma, além dos avanços já implementados nos diferentes setores, no ano de 2010, estruturamos a instituição em Centros e Unidades. Essa ação possibilitou agregar ao serviço existente uma diversidade de especialidades médicas, as quais contemplam as áreas que vão da prevenção ao tratamento, transformando a CliniOnco em uma referência em integralidade e multidisciplinaridade. A criação de diversas áreas, congregadas em um mesmo espaço físico, proporcionou ao paciente conforto, agilidade e atendimento diferenciado. Ainda no que se refere à inovação e ao que há de melhor em tecnologia de ponta e modernos recursos assistenciais, adquirimos o Sistema Paxman, aparelho utilizado para a prevenção de queda de cabelo para beneficiar os pacientes em quimioterapia




QUALIDADE E SEGURANÇA


Primar pela qualidade e segurança sempre foi um dos principais objetivos das nossas atividades. Em 2012, demos um passo decisivo nessa direção: iniciamos o importante processo de Acreditação ONA (Organização Nacional de Acreditação). Ele tem a finalidade de garantir a melhoria contínua da qualidade dos serviços, principalmente a redução dos riscos e o aumento da segurança na assistência prestada aos pacientes. Além de promover a integração e a consolidação das estratégias capazes de evidenciar uma gestão de excelência com foco em resultados, sustentabilidade e responsabilidade socioambiental. Nesta trajetória, conquistamos os três selos da Acreditação ONA: Acreditado - Nível 1, em novembro de 2014 Acreditado Pleno – Nível 2, em maio de 2016 Acreditado com Excelência – Nível 3, em fevereiro de 2018 A cada nível conquistado, nossos desafios se ampliaram. Entre eles e o de maior impacto, foi trabalhar com a Linha de Cuidado - processo que contempla toda trajetória que o paciente perfaz na instituição para o seu tratamento, envolvendo os agentes diretos e indiretos relacionados à sua assistência. Essa estratégia nos instigou ao direcionamento das nossas ações quanto ao cuidado centrado, verdadeiramente, no paciente. A partir desse momento, novas propostas foram sendo estruturadas. Entre elas, o Núcleo de Cuidados Especiais (NCE), o qual tem o propósito de atender aos pacientes que necessitam de atenção especializada, promovendo qualidade de vida, quer seja na continuidade do seu tratamento e manejo de efeitos adversos, quer na evidência de doenças sem possibilidades curativas.





panoramica-030
panoramica-030

press to zoom
equipes-127
equipes-127

press to zoom
detalhes-003
detalhes-003

press to zoom
panoramica-030
panoramica-030

press to zoom
1/36
FAIXA-INSTITUCIONAL.jpg