Notícias

23-01-2008

Cafeína pode reduzir risco de câncer de ovário

 

A cafeína pode diminuir as chances da mulher desenvolver câncer de ovário, informaram ontem pesquisadores da Harvard Medical School, nos EUA, ao acrescentar que o fumo e o álcool, no entanto, continuam sendo vilões na prevenção e no combate ao câncer.

Segundo os pesquisadores, os benefícios do café ou de outras bebidas que tenham cafeína é maior em mulheres que nunca usaram contraceptivos orais (pílulas anticoncepcionais) ou hormônios pós-menopausa. No mundo inteiro, surgem mais de 190 mil casos de câncer de ovário a cada ano, e o mais comum é atingir as mulheres com mais de 50 anos.

Embora estudos preliminares tenham relacionado o consumo de cafeína com o baixo risco de desenvolver o câncer de ovário, os cientistas americanos disseram que será necessário mais estudos e pesquisas para determinar as razões biológicas por trás desses benefícios encontrados. O estudo incluiu estatísticas de mais de 121 mil mulheres entre 30 e 35 anos. É importante ressaltar que o café descafeínado não teve a mesma eficácia para a redução do risco de desenvolver o ca de ovário, apenas o café tradicional, com cafeína.

 

Fonte: Agência Reuters

Outras notícias

R.Dona Laura, 226 - Moinhos de Vento
Porto Alegre - RS

2012 - © Clinionco - Todos os direitos reservados
desenvolvimento: studiobah / f1 soluções
webmail topo