Notícias

21-02-2011

CHÁ VERDE PODE REDUZIR INCIDÊNCIA DE CÂNCER

 

ALGUMAS PESSOAS PODEM TER REDUZIDO SEU RISCO DE DESENVOLVER CÂNCER SE BEBEREM CHÁ VERDE, informou um estudo de pesquisadores americanos, ao informarem que uma substância química encontrada no chá pode ter esse efeito no organismo. Várias pesquisas mostraram que os chineses e japoneses, que têm o costume de tomar chá verde, possuem MENOR INCIDÊNCIA de câncer, principalmente do câncer de próstata.

Para o estudo, foram analisados 42 voluntários saudáveis que foram proibidos de tomar qualquer tipo de chá por um período de quatro semanas. Depois, foram oferecidos suplementos com a substância polyphenon,
encontrada no chá verde, por mais quatro semanas.

Os pesquisadores descobriram que suplemento de polyphenon E aumenta o nível da enzima chamada Glutathiona S-transferase, o qual ajuda a diminuir as toxinas que podem causar o câncer. O efeito benéfico foi particularmente evidente em pessoas que inicialmente tiveram baixo níveis dessa enzima por peculiaridades genéticas.

Este foi o primeiro estudo clínico que demonstrou que as propriedades químicas do chá verde podem alterar a atividade enzimática, declarou a Dra Chow. Ela também mencionou que o chá verde evidenciou aumento da expressão dos genes que controlam a expressão das enzimas, o que pode ser vantajoso para as pessoas com baixos níveis que iniciam com o chá.

Este estudo foi publicado no Journal Cancer Epidemiology, Biomarkers and Prevention.

Fonte: Journal Cancer Epidemiology

Outras notícias

R.Dona Laura, 226 - Moinhos de Vento
Porto Alegre - RS

2012 - © Clinionco - Todos os direitos reservados
desenvolvimento: studiobah / f1 soluções
webmail topo